terça-feira, 17 de setembro de 2013

BRUXARIA TRADICIONAL: Perguntas e Respostas sobre Religião

Antes de falarmos do termo RELIGIÃO, vamos refletir sobre primeiramente a questão do "estar conectado".

Em uma palestra um sujeito levantou e de peito estufado refutou precisar de religião religação conexão... poderíamos dizer: - Quanta prepotência ou falta de conhecimento! Ou simplesmente pensar que o sujeito deveria ser "super zen" e morar em algum templo religioso nas montanhas. A questão principal é que o termo foi bombardeado de preconceito, intolerância e divergência tendo, de forma restrita, as questões de base monoteísta e por incrível que possa parecer, confusão do termo "Igreja" com "Religião". 

De certo modo estamos em uma sociedade monoteísta, onde tudo acaba sendo folha para a mesma salada, mas cabe a nós, seres inquietos e pensantes, rever estas visões com um espírito de buscar mais do que uma mera convenção.


Quem vive nos grandes centros urbanos, onde mil coisas passam por nossos olhos e outras mil pelos nossos pensamentos, estar conectado a um fluxo harmônico espiritual aparenta algo bastante incomum, será que tem gente que consegue isso? Pode ser... Contudo a grande maioria de nós, seres que trabalham fora de casa, que trafega pelas estradas muitas vezes congestionadas, gente que vai ao banco, almoça fora, etc... Qual a porcentagem disto ser algo realmente comum?

Pode parecer estranho dizer que Bruxaria Tradicional é uma religião, mas se nos voltarmos
às questões etimológicas, da origem das palavras, o termo vai nos remeter a entender que RELIGIÃO são apenas conexão culto às divindades, e nisso a Bruxaria tem em suas crenças de sobra, pois a todo instante batemos forte nas questões ligadas a ecologia, não por sermos obrigados como um dogma, mas por termos a consciência da conexão com o Mundo Natural, as Crenças da Floresta, o respeito ao espírito da terra, e sim nós os honramos, prestar culto não é ficar prostrado, não é ser menor ou inferior, prestar culto é homenagear, é levar presentes a casa de alguém muito querido, é consideração, é respeito, coisas há muito esquecidas pela humanidade.

BRUXARIA TRADICIONAL É UMA ORDEM INICIÁTICA?

Sim, e o que é uma ordem iniciática? É um local onde se aprende por níveis, por passos, por inícios e isto remete a outro conceito chamado hierarquia. Não se queima processos dentro de um caminho que preza por seriedade no aprendizado.


UMA ORDEM INICIÁTICA PODE SER RELIGIOSA?

A grande maioria das Ordens Iniciáticas são religiosas, muito embora também existam locais que prezam apenas pelas questões sociais, bem como outros podem seguir por uma linha ateísta.


PAPAI, MAMÃE, VOVOZINHA NA BRUXARIA TRADICIONAL, EXISTE?

A grande maioria dos bruxos tradicionais, não se sente muito a vontade com a forma de tratamento familiar, pois se estamos em uma Ordem Iniciática, o correto é sermos chamarmos de professores, mestres, orientadores, essa visão mais intimista vai de encontro a outro contexto que chamamos de BRUXARIA FAMILIAR, pelo próprio contexto familiar a forma de tratamento é outra.

Existem lugares que ainda o tratamento segue muito forte com a linha familiar, existem outros que copiam estes de forma superficial ou misturam com algum tipo de "Umbanda Mística", quando vemos o termo sendo usado como "meus filhos" dentro da Bruxaria Tradicional, separamos em duas opções mais comuns:

A primeira é que ainda se esta migrando de uma linha familiar (hereditária) para um contexto mais próximo de colegiado;
ou 
O local não tem fundamento e utilizam do rótulo apenas, seja por parecer mais imponente, seja pela corruptela de uma tradução mal feita de Traditional Witchcraft (Ordem Iniciática Feiticeira).


PODERIA FALAR MAIS SOBRE BRUXARIA FAMILIAR?

A estrutura atende as questões familiares como foi colocado anteriormente, existe a centralização do conhecimento o que se torna praticamente impossível de acessá-lo se você é de fora, a questão de costumes, laço de sangue, ascendência e descendência são extremamente importantes, e isto acaba por ser uma visão fortemente conservadora, portanto a homossexualidade não é bem vista pelo fato de não gerar descendentes, idem divórcios/ separações pela questão dos pactos de sangue, se alguém se diz hereditário dentro do conceito de Bruxaria Familiar e não se encontra dentro deste conservadorismo, é preciso observar com mais cuidado!

Devemos entender que estamos descrevendo temas específicos bruxos, que por muitas vezes podem parecer não compatíveis com uma sociedade cristã, mas se desejamos adentrar nesta cultura, como também em sua religiosidade, será necessário uma reestruturação de consciência, de entendimento de mundo e de plena aceitação sobre costumes ancestrais.