terça-feira, 24 de setembro de 2013

BRUXARIA TRADICIONAL: Cultuando o Diabo, Anjos e o Aquaman


Segue pergunta de um membro com relação às distorções sobre o rótulo Bruxaria Tradicional e o Culto ao Diabo:


___________________________________________________________

Boa noite integrantes do CBT;

Gostaria primeiramente de parabenizá-los pelo trabalho de vocês, propagar A Grande Arte é motivo de orgulho, compartilhar conhecimento é algo maravilhoso. E a forma como vocês fazem é excepcional. 

Porém, lhes envio este e-mail devido à necessidade de um esclarecimento. 

Nunca me enquadrei a nenhuma religião cristã ou neo-pagã, e foi de grande satisfação quando descobri o caminho da Bruxaria Tradicional, pela primeira vez consegui me encaixar de fato, no quesito normas, tradições, crenças, etc. 
Acontece que tenho pesquisado muito em busca de material para ser estudado, visando adquirir sempre mais conhecimento, e nessas pesquisas tenho me deparado com muitos grupos na internet que se declaram Bruxos Tradicionais, mas lidam com o dito "Demônio", ensinando rituais para invocá-lo, ensinando a lidar com ele, inclusive a usufruir de seu poder. Normalmente eu desconsideraria e ignoraria ao ver uma coisa dessas, pois sei o quanto as pessoas misturam sem ter a mínima ideia do que estão fazendo, mas a situação é alarmante, diria de que a cada 10 sites e blogs que eu tenho tido acesso, 5 deles pelo menos citam o culto ao "Diabo" de alguma forma. 

Acredito que as coisas já estejam erradas a partir do momento em que o próprio "Diabo" é um personagem das religiões cristãs.

Realmente me preocupei com essa questão, pois vejo uma grande massa de pessoas errôneas se formando em volta da Bruxaria Tradicional, mas pode ser que na verdade o errado seja eu, que tive uma imagem distorcida do caminho desde o princípio. Talvez essa só não seja a linha que eu deva seguir.

Venho humildemente pedir que vocês me esclareçam essa dúvida quanto ao culto do "Diabo".

Muito obrigado, bênçãos a todos.
Um grande abraço.

___________________________________________________________

Caro membro, existem algumas teses do motivo de alguns grupos se expressarem desta forma e vamos demostrá-las para que você, tanto quanto outros, possa observar e tirar suas próprias conclusões.

A questão é analisar o que significa o rótulo Bruxaria, muita gente acredita que o simples fato de conhecer horóscopo ou ler Paulo Coelho já o faz bruxo, a palavra se tornou um símbolo de poder e pomposidade, pois como não existe uma oficialidade sobre o termo, cabe a cada um viver a ilusão que desejar. Lembro-me de um caso curioso e engraçado de uma senhora de aproximadamente 50 anos.

Ela me dizia ser uma Bruxa, toda fantasiada do tipo Disneylândia, enquanto falava alto e gesticulava durante 15 minutos em seu monólogo perguntou quem eu era. Eu normalmente digo que sou apenas um folclorista, mas nesse caso eu estava com tempo e acabei soltando que eu era o Aquaman! Ela logicamente me olhou indignada e ao mesmo tempo curiosa e tecemos essa conversa:



   Bruxa Disney - Como assim você é o Aquaman?
   Aquaman - Sim, por que não? Você não é bruxa?
   Bruxa Disney - Mas isso não é possível? Eu sou bruxa sim, gosto de magia, trabalho com plantas, faço rituais, feitiços.
   Aquaman - Acho que é intolerância de sua parte! Oras, eu sou Aquaman, adoro peixe, acho o mar mágico, nado muito bem e tenho credencial para mergulho, e a senhora tem alguma credencial para ser Bruxa ou praticar feitiços?



Acabei a convencendo que era o Aquaman! Risos e quanto a mim, além de chorar de rir minutos depois, ainda assim sabia que aquela pobre senhora era mais uma entre muitos que vivem na ilusão em busca de serem seus personagens.

Portanto as pessoas querem ser aceitas, respeitadas, temidas e usarão de tudo e de todos para manter suas ilusões, seja com o vestuário, seja com simbolismo, seja com um "culto obscuro" ou tomando medidas extremas de desrespeito e desmoralização de quem pense ao contrário delas...

O termo "Bruxaria Tradicional" quando mal traduzido na língua inglesa
"Traditional Witchcraft" causa discordâncias para quem tem o mínimo de noção das religiões antigas, todos sabemos que a língua inglesa é bem resumida e uma palavra pode refletir mais de um significado, é o caso do termo Witchcraft que se refere tanto a Bruxaria como Feitiçaria e nisso existem zilhões de seitas feiticeiras que cultuam de Deus ao Diabo, fora que a feitiçaria existe em muitos lugares no mundo. E feitiçaria é religião? Não! É o manuseio da magia, e sendo assim, um feiticeiro pode ter ou não religião, acreditar no Diabo e/ou nos Santos.

O outro problema recorrente é quanto ao termo Traditional (Tradicional), pois tradição é traduzido diretamente como "Ordem Iniciática" e este nem sempre esta ligado à preservação das tradições (costumes, folclore, mitologia, culto, etc...).

E qual seria tradução correta? A nosso ver: "Ordem Iniciática de Feitiçaria", somente este ponto de esclarecimento já evitaria muita confusão e intrigas.

Voltando ao termo "Diabo" e "Demônios" observando pela origem da palavra significam:

Diabo = termo do latim diabolus que significa: caluniador, acusador ou simplesmente opositor. 
Demônio = do Latim DAEMON, “espírito”, do Grego DAIMON, “divindade, poder divino, deus de menor importância, espírito-guia, deidade tutelar”.
Lúcifer = do Latim (lucem ferre) que quer dizer "portador de luz", representa a estrela da manhã (a estrela matutina), a estrela D'Alva, o planeta Vênus.


Portanto, a princípio, não refletem uma entidade maligna, e sim, no caso de "diabo" adjetivos que poderíamos utilizar normalmente em nosso cotidiano, senão fosse o peso devido às manifestações religiosas cristãs.

Sendo assim, na origem das palavras, não há nada que as desabone, contudo e devido há séculos de depreciação, utilizá-las nos gerariam diversas interpretações, além das já causadas pela palavra "Bruxaria", que para nós pagãos é uma das religiões advindas da Era Antiga, entretanto para as linhas cristãs uma prática meramente feiticeira de "Magia Negra".

Então o que você meu caro leitor irá encontrar é um mix de um conhecimento erudito, citado acima, distorcido pela mesma visão cristã baseada no medo, status do obscuro popular religioso e com pitadas de um movimento juvenil gótico.

E isto é válido? E quem somos nós para dar palpites na história pessoal de cada um? O que deixamos claro é que reconhecemos como práticas feiticeiras, respeitamos a individualidade de crença, mas que não fazem parte de nossa linha de estudos, de nossa linha religiosa e, portanto de nossas práticas.

A proposta do CBT para a sociedade é apenas o esclarecimento e adquirir o respeito de nossas crenças, bem como buscar os mesmos direitos dados as outras religiões.

Para as pessoas de um modo geral promover recursos de estudos e práticas.

Nosso objetivo é dar realidade as pessoas através de nossos projetos, para que conheçam gente de verdade ao invés de perfis de internet, para quem deseja vivenciar a Bruxaria Tradicional de uma forma muito verdadeira, para estas a nossa porta esta sempre aberta.