terça-feira, 6 de agosto de 2013

BRUXARIA TRADICIONAL: O Leão nas Diversas Culturas


Já que estamos sobre a influência astrológica do signo de Leão, segue um texto muito interessante do simbolismo nas culturas.

O rugido dos leões lembra quem é o rei dos animais. A força do leão é  o que a humanidade busca continuamente para si, e assim tentar ganhar o mundo do mesmo modo que as façanhas realizadas por Hércules, uma das quais enfrentou os Leão de Neméia, assumindo o emblema dos leões pela mítica.

Os leões têm reputações diversas, hora como opositores, ora como seres que expressam a nobreza, isto lembra do mito da deusa Hindu, Durga, que derrota o demônio búfalo (mahasura), montada sobre um leão.

Temos também artefatos interessantes no Museu Britânico e que remontam a questão do leão na cultura da Mesopotâmia, onde o príncipe teve que matar seu primeiro leão a fim de ascender ao trono. Entretanto os atributos do leão não eram vistos exclusivamente como prerrogativas masculinas, as divindades, como a Mesopotâmia Innana e, posteriormente, Ishtar, foram comparados com leões em sua feroz natureza bélica, enquanto a deusa egípcia Sekhmet encontro no simbolismo destrutivo de quem fica oposto ao seu caminho, além de outros como justiça e cura, já na Tailândia a mais antiga família real traça a sua descida a partir de um leão.

Na África, o leão é reverenciado como um deus da savana pelos populares, tal como essa visão também é reverenciada em outros países (no Brasil por exemplo), como na história tailandesa, é acreditado para ser o fundador de muitas dinastias. Os antepassados mitológicos da figura do ​​leão trouxeram a humanidade o ensino da arte da caça, o instinto da natureza, a magia, força e nobreza.

No Sudão, existem histórias de mulheres que são descendentes de felinos e humanos e são reconhecidas pela dieta extremamente carnívora, essas mulheres tal como as bruxas são temidas pela sociedade a ponto de se tomar cuidado para não se casar com uma delas, bem como no filme A Marca da Pantera - Filme 1982.

Segundo a tradição islâmica, Deus criou o leão do sangue do profeta Noé (ou Nuh). Enquanto Noé tinha sido incubido de pregar as tábuas da arca, Satanás veio na forma de um javali para atrapalhar o trabalho, na correria ele prega o dedo e o sangue escorre no chão, deste sangue que corria na areia foi transformado em um leão, que, em seguida, expulsou o javali.

O leão é também um símbolo dedicado a São Marcos. Este emblema do leão é o animal guardião da cidade de Veneza, que está sob o patrocínio de São Marcos. 

O Mito do Homem Leão

Na Mesopotâmia o Homem Leão é apresentado como um homem que da cintura para baixo é um leão. Ele fica em pé e carrega um cajado, e é chamado Uridimmus (o Leão Louco). E representa também o deus sumério, Utu, como também o deus acadiano, Samas, que traz a luz benfazeja do sol à Terra. Ele é o Deus da verdade, da justiça e da retidão, um destruidor do mal e um protetor dos reis. 

Encontramos também o simbolismo do leão na cultura dos nativos americanos, os Hopis conseguiu uma declaração clássica de reverência para com a natureza e "O leão da montanha", disse Leigh Jenkins, o oficial de preservação cultural Hopi ", a qual relata o quanto é sagrado para o povo Hopi. Oha é a divindade guardião da tribo, para quem os Hopis procuram orientação durante algumas cerimônias. 






Cordialmente,