segunda-feira, 6 de agosto de 2012

BRUXARIA TRADICIONAL: Curas Magicas

As origens de doenças e suas curas são, em grande medida, misteriosas ainda hoje, e há diferentes teorias. Os modelos biológicos e patológicos abraçados pela profissão médica ortodoxa é muito bem sucedida em certas áreas, mas ainda há espaço para uma abordagem complementar que se baseia, como nas artes célticas da cura, em um modelo cultural. Se nós acreditamos, como Virchow diz que ‘a doença começa com uma insuficiência de aparatos de regulamentação’ e como Hahnemann, o fundador da homeopatia, que a doença é causada por uma fraqueza ou perturbação da força vital, então nós podemos ver como essa abordagem de doenças causadas por fraqueza ou desarranjo da força vital é inegavelmente ligado com as emoções e o espírito. Os encantos e rituais dos antigos, medievais e mais modernos Celtas, juntos com seus remédios herbais e cirurgias, dirige-se ao corpo, mente e espírito, alcançando-os, no coração de sua fé e crenças. Sendo esse o caso, ambos são dignos de um estudo mais apronfudado, e respeito por alguém que trabalha dentro dos moldes da tradição Céltica.

Curandeiros do povo
Existem curandeiros que auxiliam as necessidades do povo das aldeias, e são distintos dos oficiais e qualificados doutores que ajudam a administrar a doença e atendem as vítimas de violência e feridas. Na maioria das sociedades, esses homens e mulheres e suas contrapartes continuaram a curar as doenças, feridas e mentalidades em suas comunidades até os tempos presentes. Muitos desses médicos nativos curavam de uma forma que reflete a forma do médico-vidente e das primeiras tradições Célticas. Eles eram homens e mulheres do conhecimento que tinham habilidades curativas e que, como na maioria das formas tradicionais, eram capazes de conversar com os poderes sobrenaturais a fim de curar doenças, achar coisas perdidas, remover feitiços e predizer o futuro. Alguns desses curandeiros ganhavam seu conhecimento aprendendo com os homens sábios, alguns com os seres sobrenaturais, e alguns de uma combinação de ambos. No folclore, há vários altos e baixos da vida de pessoas que não tem controle sobre o que eram lhes colocados dos seres do Outro mundo gerando uma infinidade de contos e aprendizados.

Quer saber mais sobre o tópico? Acesse: http://clan-dos-dragones.blogspot.com.br/2012/08/bruxos-curandeiros-e-suas-lendas.html