sexta-feira, 18 de maio de 2012

Resistência da Religião Antiga na Lituânia.

Resistência da Religião Antiga na Lituânia.

Antes de escrever esse artigo eu tinha que tentar entender como um país tão próximo a Europa Central e em pleno final do século XIV conseguia se manter pagão. E quando "convertido" , descaradamente o próprio soberano lituano que assinou o acordo continuava a praticar os ritos aos Deuses antigos assim como faziam seus antepassados. Alguns fatores favoreceram tal façanha:  os países bálticos são pequenos e não ofereciam lucros ou temor, seu acesso não era muito fácil, um dos fatores decisivos, acredito eu, é que os ritos assim como quaisquer outros ligados às religiões antigas tradicionais, normalmente são relacionados às estações climáticas e às colheitas, e como a Lituânia até hoje é um país praticamente agrário ficou muito difícil dissociar o dia a dia, da religião. Certo que, e segundo várias fontes, não havia um nome ou uma instituição chamada religião, tanto que os ritos, deuses e suas respectivas comemorações estavam ligados a vida diária dos povos bálticos.
Mas, acredito que o fator predominante para que até nos dias de hoje muitos ritos permaneçam como eram na Idade do Bronze é a determinação desse povo, sua insistência e seu amor a sua terra e aos Deuses que nela habitam. Isso fez com que eles resistissem ao domínio cristão travando muitas guerras e expulsão dos mesmos durante os séculos XII e XIII. E durante a invasão russa os que praticavam abertamente sua religião foram mortos ou exilados. Os que foram exilados levaram a religião para sua nova morada, tanto que hoje há grupos oficiais nos Estados Unidos e Canadá. Claro que por séculos e mais ainda algumas décadas a religião antiga se manteve apenas no interior do país e muita informação foi perdida, mas graças a alguns estudiosos e ao chamado dos deuses a pessoas escolhidas a Romuva experimentou um renascimento na década de 60, havendo uma abertura durante a Perestroika e, após  a independência da Lituânia na década de 90 o culto foi reconhecido como religião étnica oficial lituana. Para nós pagãos é uma grande vitória! 

"É muito importante para nós entender que tesouro possuímos! Devemos aprender a desenhar a sabedoria e a beleza e que tudo está dentro disso. Se desistirmos disso, desistiremos de nós mesmos...este é um problema global - como retornar para a sacralidade da terra. A sacralidade da terra ainda é sentida muito fortemente na Lituânia, que ainda não a perdeu, somos privilegiados, por que podemos renovar rapidamente nosso vínculo como o passado e sentir a continuação da nossa cultura ancestral dentro de nós. Devemos manter isso em mente e não chamá-lo de fundamentalismo étnico. Essa é nossa garantia de existência contínua - como mais podemos sobreviver, se não for com a ajuda dessas fontes, que são as molas de bondade e de beleza. Por isso, acredito que é sorte nossa termos como cultura popular nossa religião. (Marija Gimbutiené - escritora e pesquisadora da religião antiga Lituana)"
 
 Colaboradora: Erika Audra
Erika é pesquisadora e escritora de artigos sobre a religiosidade pré-cristã no Báltico.
Cordialmente,
http://www.bruxariatradicional.com.BR