sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Arqueólogos e a BBC - Será que tudo é Bruxaria?

Virou moda achar qualquer coisa do terror folclórico estar ligada a Bruxaria, encontraremos gatos mumificados, vassouras ou gravetos que lembrem uma varinha, qualquer casa antiga, caldeirões e chapéus que possa desenvolver uma polêmica popular dadas as diversas especulações da mídia diante das superstições do cristianismo e que seriam apenas achados pela sociedade acadêmica, com teses pessoais mas fora desta questão muito pouco ou nada que se pudesse realmente ancorar no mundo da teologia.

Pois bem, é preciso que a sociedade entenda que nem tudo pode ser destinado a religiosidade pagã e nem a Bruxaria, muito também pode ser dada a feitiçaria (old craft), pois as práticas de feitiçaria são encontradas nas religiões pagãs tal como são encontradas até mesmo dentro do universo marginalizado cristão, sim... é isso mesmo, entre magias negras e simpatias, temos um universo muito amplo e diversificado.

Temos que lamentar que ainda encontraremos muito sensacionalismo, muita confusão com o termo "bruxariaS" distorcido pela Santa Igreja divulgando as práticas degeneradas de uma sociedade desequilibrada e por vezes não tão lúcida, se assim o fosse, a notícia de se ter enterrado um cão vivo daria o mesmo signficado e representatividade do gato mumificado, seria obra da religiosidade ou da insanidade? Eis a questão!





Abraços Fraternos,




Ricardo DRaco
Bruxaria Tradicional Ibero-Celta