quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bruxaria Tradicional - Um Caminho Sem Nome?

Bruxaria Tradicional - Um Caminho Sem Nome?

Outro dia conversava sobre o termo Bruxaria Tradicional com uma nativa inglesa, que recebeu muita influência da Traditional Craft de Robert Cochrane, e cada dia mais chego à conclusão da falta de conceitos e limitações linguísticas entre nossas línguas (português/ inglês), contudo ela mencionou uma frase utilizada e até bem comum do "Caminho sem nome" tal como colocou a definição do que tudo o que veio antes da Wicca é Traditional Craft.

Primeiro temos que analisar que tudo tem nome e significado, seria impossível criar um caminho religioso, filosófico, mágico sem ter base clara do que esta seguindo, do que se cultua, de um direcionamento, pois senão entra a questão daquela antiga frase: "Para quem esta perdido, qualquer caminho serve", e como acredito que Bruxaria Tradicional não é um caminho de perdidos, é necessário saber com total clareza o que esta se seguindo e ai sim ter a peregrinação espiritual.

Já pararam para pensar quantas pessoas ficam perdidas por ai no reino da magia? Isto é um fato, a grande maioria acaba cansando e se tornando solitário, ou seja, exercendo uma crença individual diante dos desastres que encontramos pela falta de comunicação e pelas discussões recheadas de achismos, egos e um mar de imensa intolerância, quem já é mais antigo nos meios virtuais sabem das discussões em listas, chats e msn, contudo pela total falta de definições, muitos irmãos de caminho saíram e as comunidades pagãs perderam um grande número de pensadores e nos restaram apenas às revistinhas virtuais e alguns poucos projetos já condenados à mesmice.


Acredito que o grande diferencial do Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil, seja realmente mostrar as placas e criar projetos reais e de valor, não somente por não estarmos influenciados e limitados aos escritores, mas por termos uma base conceitual e de vivência hereditária muito consolidada, muito fácil de assimilar para quem busca realmente se dedicar ao caminho da Bruxaria Tradicional sem estar necessariamente ligado ao ecletismo ocultista a partir da década de 60.

Para nós do CBT, Bruxaria Tradicional tem nome, raiz, endereço, placa, luminoso, DNA, enfim... tem uma clareza e uma fluidez muito fácil de seguir e compreender. 

Em uma conversa citaram que genericamente BT são práticas/ crenças anteriores a Wicca na Europa, isto sinceramente é um erro teológico, pois temos diversos caminhos feiticeiros anteriores a Wicca, tanto na Europa como fora dela! O ocultismo que nasceu marginal a Igreja Católica, por exemplo, não é Bruxaria, contudo do nascimento do Catolicismo até os dias de hoje o tornam um conhecimento mágico tradicional em termos de tempo.

Temos diversas ordens iniciáticas, tal como temos inúmeros movimentos de crença e podemos até filosofar sobre o uso das práticas de feitiçaria, entretanto não poderíamos taxar de forma generalistas como sendo estas Bruxaria (cultos específicos pré-cristãos europeus), a não ser pela visão distorcida usada pela Igreja Católica e posteriormente pelos protestantes onde qualquer coisa que fuja da base cristã seja chamado de bruxariaS, mas isto é algo que chega a ser simplório e todo mundo pode entender a questão sem se aprofundar em Teologia.

Estava lembrando uma entrevista em que dizia que: "Antes da Wicca, existia a Witchraft", e devemos traduzir e separar a Bruxaria Ancestral de Feitiçaria Genérica, e assim fica perfeitamente claro a colocação da frase, que o processo de feitiçaria é algo comum e esta dentro das religiões como também dentro das práticas de crenças individuais sejam elas pagãs ou não.

Ontem em um almoço com o Conselheiro Wagner Périco, comentávamos que muitas pessoas ainda têm dúvidas de como funciona o Conselho de Bruxaria Tradicional. Respondendo esta questão: O CBT é uma instituição de caráter privado, é uma confraria de grupos de Bruxaria Tradicional que prezam por um caminho sem ecletismos, ou seja, focam seus trabalhos nas tradições dentro da Bruxaria, sendo esta definida como sendo um caminho de culto a divindades, com base nos costumes e tradições regionalistas europeias, contudo também temos foco em Folclore e Estudos de Base Acadêmica ligado aos povos da Era Antiga (Reconstrucionismo).

Temos conselheiros que são folcloristas, reconstrucionistas, praticantes de magia natural, ativistas, contudo são pessoas que prezam em levar adiante as tradições da Bruxaria aqui em terras brasileiras e realizam trabalhos acadêmicos e de preservação.

O CBT é uma Ordem Iniciática? É um Vaticano para a Bruxaria?
Resposta: NÃO! O CBT é uma instituição que realiza e divulga eventos, cursos, palestras, intercambio, base de crença comum a clãs e encaminhamento a grupos, e estes sim são iniciáticos, tal como tem total independência como locais de culto religioso.

O CBT esta ligado a outras instituições?
Resposta: Sim, temos parcerias com diversas instituições que cooperam por realizar divulgações, projetos e eventos em favor da coletividade ocultista, contudo mantemos a soberania de nossos atos administrativos e idealismos.

Fechamos esse ano com maestria em palestras, artigos e divulgações, portanto vejo de modo positivo a entrada do CBT no cenário nacional como internacional, o nosso objetivo é promover sempre um caminho de fraternidade, clareza e oportunidades.

Um grande abraço fraterno,

Ricardo DRaco
Conselheiro do CBT
Magister da CLÁN - Bruxaria Tradicional Ibero-Celta