quinta-feira, 21 de julho de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL Versus BRUXARIA

Recebemos alguns emails de leitores confusos sobre as diferenças entre Bruxaria e Bruxaria Tradicional, então devemos refletir sobre esta questão, se para alguns Bruxaria Tradicional é totalmente diferente de Bruxaria, então qual seria a necessidade de utilizar a nomenclatura "bruxaria"? Nenhuma, pois a reforma de uma crença pode se tornar um caminho distinto e portanto sem vínculo com sua origem, o que foge totalmente a linha de preservação e tradicionalismo.

Eis o que separa a prática do rótulo! Para nós que seguimos as tradições na Bruxaria, fica claro o conceito de preservação, de regionalização das crenças, a origem do termo pagão para qualquer um que siga por crenças nativas e dedicadas a religiosidade da Floresta, aos cultos pré-cristãos.

Fora desta linha de pensamento o que temos? Uma "bruxaria moderna", renovada e contemporânea? Já temos a Wicca que aborda esta linha de pensamento, portanto a obra de Robert Cochrane é apenas uma idéia de reforma baseada senão na própria Wicca.

O Cochranianismo é baseada na reformulação de uma visão que nasce do neo-paganismo e que também o descarta como base posteriormente, criando assim uma visão totalmente exclusiva do que chamou de Traditional Craft ou seja feitiçarias tradicionais.

O mais interessante nesta questão é que o iniciador de Robert Cochrane foi Gerald Gardner, fundador da Wicca e ao qual admitiu ter sido iniciado em um grupo de Bruxos Tradicionais, portanto um contra senso acreditar que Robert Cochrane fosse o percursor oficial de alguma linha de Bruxaria Tradicional anterior ao surgimento da Wicca.

A questão é muito simples, tanto Gerald Gardner quanto Robert Cochrane, necessitavam dessa ligação com as crenças tradicionais britânicas, Gerald Gardner era um historiador amante do folclore e Robert Cochrane, em sua releitura do movimento wiccano criou algo mais voltado a feitiçaria, algo mais pragmático, adaptando as artes mágicas retiradas das diversas crenças tradicionais, chamando assim de Artes Tradicionais (Traditional Craft).
Esta visão não foge em nada as crenças da década de 70 e 80, quem viveu naquela época sabe do que estamos dizendo, o surgimento do movimento esotérico, de base mística que incluiam diversas filosofias, inclusive as orientais, gerando não apenas um conceito espiritualista, mas também um estilo de vida muito próprio.

Apenas lamentamos que ainda exista muito pouca informação e muitos dados soltos e que acabam por deixar ainda mais confuso o leitor, entretanto pensamos que os peregrinos persistêntes encontrarão bons ensinamentos independente da poluição de textos e conceitos diversos jogados na internet e que mais são um desserviço do que uma ajuda.

Gostaríamos de afirmar que NÃO temos parceria com o site Bruxaria.net, portanto os incentivos dado por este site são unilaterais e exclusivos à linha de Robert Cochrane , cujas práticas não são reconhecidas/ compatíveis as antigas crenças nativas pré-cristãs.

Qualquer dúvida, ficamos a disposição.

Para saber mais sobre a obra de Robert Cochrane, leiam seu livro e tirem suas conclusões:



Cordialmente,

Conselho de Bruxaria Tradicional

3 comentários:

  1. Eu não entendo muito isso Draco, a maioria qdo realmente "sabe" algo sobre Bruxaria... sabe da Wicca, que não é tão antiga... a maioria acha que sempre foi assim... as pessoas tem dificuldade em entender que nem todo bruxo é wiccano, acham que é tudo a mesma coisa... e só o que muda é o rotulo mesmo... e na verdade tem grande diferença... nas ações, costumes... e por mai que tentamos explicar... muitos parecem não aceitar... pq será?

    ResponderExcluir
  2. Devaneio, na maioria das vezes isso, essa dificuldade de entender o próprio caminho, se dá por duas questões: ego ou ignorância.
    Ambas lamentáveis.

    ResponderExcluir
  3. Devaneio, creio que seja tudo falta de estudo, de ir atrás das nossas raízes, conhecer nossos antepassados... Creio que quem pense como você falou, não deve saber nem quem foi seu bisavô direito...
    Do mais, espero que este texto possa clarear a cabecinha de muita gente!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.