sexta-feira, 6 de maio de 2011

Galiza Pré-romana: O guerreiro galaico de Ralle

Fragmento do guerreiro galaico de Ralle, uma das
peças mais surpreendentes da cultura castreja
(séculos VIIa.C. ao Id.C.)
A cultura castreja galaica é a cultura protohistórica mais comum à área geográfica que abarca toda a Galiza, o norte de Portugal e o ocidente de Astúrias e León. Cronologicamente compreende os séculos VIIIa.C. e Id.C.

Neste vasto contexto geográfico se localizaram uma centena de estátuas esculpidas em forma redonda e de tamanho natural, que representam guerreiros castrejos em posições de guarda, distribuídos pelas entradas principais dos castros.

A escultura em granito do guerreiro galaico de Ralle, encontrada no município de Taboada, em Lugo, é uma das mais importantes deste conjunto. Assim manifestou-se num artigo o arqueólogo Laureano Fernández Carballo, da Universidade de Santiago de Compostela, que vem estudando a obra durante anos. Segundo suas conclusões, a estátua destaca-se por ser a maior de todas as conhecidas (o fragmento estudade mede 82cm de altura, sendo assim, a peça completa poderia chegar aos quatro metros), e por trazer em seu grosso pescoço o que seria uma das maiores representações de um torque celta.


Bibliografia:
ATLAS DE HISTÓRIA - National Geographic, Nº20. Einsa: Espanha, 2005. ISSN 1696-7755

Cordialmente
Conselho de Bruxaria Tradicional
http://www.bruxariatradicional.com.br/

2 comentários:

  1. incrível como resiste ao tempo... perfeita!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente resiste ao tempo...mas muito se perdeu com certeza, até pelo tipo de cultura e arte que era feita...uma pena

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.