sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ÉTICA A NICÔMACO


Em Platão, todo conhecimento está na ordem da reminiscência; todo conhecimento é antes um reconhecimento, um movimento da alma em direção àquilo que ela já sabe, mas não lembra.

Portanto, a areté não pode ser transmitida por um ensinamento, mas apenas redescoberta ou recordada pela alma como algo já pertencente a ela mesma.

Já Aristóteles defenderá que a areté pode, sim, ser ensinada. No entanto, ele traça uma diferenciação entre duas espécies de virtude...

...as dianoéticas – intelectuais – e as éticas.
 

 
Em suas próprias palavras...

...entre as primeiras, temos a sabedoria filosófica, a compreensão, a sabedoria prática, e, entre as segundas, por exemplo, a liberalidade e a temperança. Com efeito, ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante.
 



Referência bibliográfica: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1984, p. 1103a. (Coleção Os Pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.